Fora da mídia, o mosquito Aedes aegypti perdeu a importância desde 2020, ano que foi decretado a Pandemia da Covid-19, que tirou do foco os males provocados pelo mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Com o alívio da Pandemia os Agente Comunitários de Endemias retornarão visitar as residências para vistoria e conscientização da população que é a principal responsável pela proliferação do mosquito, que passou a ser um mutante que vem conseguindo se adaptar aos ambientes e ao clima, que era predominante na estação do verão.

Em entrevista à Rádio e TV Web Olha a Pititinga os coordenadores Aquiles Caldas e Manuel da Luz, falou da importância dos cuidados  para evitar o criadouro dos mosquitos, que segundo Aquiles ele vem se adotando as adversidade antigamente era só em água limpa hoje já encontramos larvas de mosquitos no esgoto. O trabalho de conscientização vem dando resultado disse Emanuel, pois tivemos uma queda nos casos de dengue em nosso município.

Nesta sexta-feira é o dia D estadual de combate ao mosquito, a secretaria de Saúde promoveu uma passeata pelo centro da cidade, com a participação dos alunos da rede municipal e do Tiro de Guerra de Cachoeira.