Esteve nos estúdios da Rádio e TV Web Olha a Pititinga, Selma Santos líder quilombola e membro do conselho Quilombola do Vale do Iguape, falando sobre o projeto Fogão do Mar que está sendo patrocinado pela Petrobras, criado como alternativa de leva as comunidade Quilombolas, um método de economia e preservação do meio ambiente.

O fogão do mar substitui o fogão à lenha que além de prejudicar o meio ambiente, prejudica a saúde do usuário que fica exposto à fuligem e posições inadequadas prejudicando a saúde física, o fogão do mar é uma alternativa para economia de energia como gás de cozinha.

Selma disse que é uma revolução, a construção é simples e rápida, “já contemplamos 400 casas das comunidades quilombolas, nesta primeira etapa, vamos continuar desenvolvendo esse projeto nas outras comunidades” disse à líder que destacou também sobre a construção é feita por moradores da própria comunidade.

O projeto vai encerrar essa primeira etapa no dia 10 de agosto, na cidade de Maragojipe, onde vai acontecer uma conferência na Casa de Cultura da Cidade, onde os representantes das onze comunidades Quilombolas de Cachoeira estarão presentes.