
A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, que completou 144 anos de existência no dia 10 de fevereiro deste ano, vem desenvolvendo vários projetos na cidade de Cachoeira.
Nos últimos anos, a Minerva tem diversificado suas ações, tendo sempre como princípio a formação musical dos jovens cachoeiranos. Os projetos sociais da filarmônica têm ganhado destaque através de cursos de formação, oficinas e Feira Literária, tudo isso é ofertado gratuitamente para os alunos, pais e sociedade em geral.
Roberaldo Galiza, coordenador de vários projetos da instituição, conversou com nossa equipe da Rádio e TV Web Olha a Pititinga e falou sobre o curso de Luthieria profissional, que ensina a recuperar instrumentos musicais. Ele destacou que o curso foi muito importante para a economia da própria instituição: “Essa oficina é muito boa para as instituições musicais, onde formamos os próprios músicos para fazer a recuperação, economizando tempo e dinheiro”, disse Roberaldo.
Através de um edital de uma empresa baiana de energia, a Minerva foi contemplada com o projeto Além da Música, que oferece formação de iniciação à música, músicos multiplicadores, formação para música da Filarmônica Minerva Cachoeirana, oficinas de Luthieria, oficinas de audiovisual, curso de inglês básico, rodas de conversa para cidadania e realização de concertos.
O projeto também oferece cinema nas comunidades, com exibição de filmes para a população. Quinta-feira, 11, o projeto vai estrear na comunidade Rural do Capoeiuçu, no salão Paroquial da Igreja Católica da Comunidade, o filme que será exibido é Central do Brasil.