Nesta semana iniciou-se em todo o estado a nova etapa vacinal contra a Covid-19 e desta vez o público-alvo serão as crianças na faixa etária de 05 a 11 anos de idade e na cidade presépio não foi diferente.

São Félix recebeu de início 80 doses do imunizante para a aplicação pediátrica. O calendário de vacinação seguirá  a ordem de prioridade por comorbidades e o município possui em média 45 crianças que se encaixam nesse perfil. A cidade tem em média 900 crianças nessa faixa etária para receber a primeira dose.

Existe um critério para todas as unidades de saúde, que determina que as crianças só podem ser vacinadas com a presença dos pais ou responsáveis, que deverão assinar o termo de responsabilidade e autorização da aplicação. Na ausência dos pais os respectivos responsáveis precisam ser da família do menor, caso contrário aplicação não será realizada.

De acordo com a enfermeira coordenadora do setor epidemiológico, Gessy, os Postos de Saúde da Família (PSF’s) farão um controle da quantidade de doses que serão distribuídas, para evitar aglomerações nas unidades. As crianças precisarão aguardar 15 minutos após a dose ministrada, isso fará com que dobre o número de  pessoas nos PSF’s, pois cada criança tem seu acompanhante.  

A vacinação na cidade presépio iniciou nessa quarta-feira (19), garantindo que os médicos estivessem presentes nas unidades, para atender a qualquer situação que pudesse surgir .