Edmundo Silva Gomes (TinTim) nasceu na Rua dos Artistas, no município de Cachoeira. Filho de Maria de Lourdes da Silva e Pedro Nolasco Gomes, Tintim nasceu em 26 de maio de 1962 e teve uma trajetória musical no reggae. No início da década de 1990 ele ingressou na banda Os Remanescentes.

A trajetória  de TinTim teve muitos altos e baixos, mas a resistência foi um dos seu principais atributos. Em 2014 ele teve um acidente vascular cerebral e conseguiu se recuperar.

Imão do grande cantor de Reggae do Brasil, Edson Gomes, que teve um papel muito importante na construção da sua carreira e o ajudou em seu primeiro disco, TinTim era pai de seis filhos e já tinha netos.

Na sexta-feira, 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, o recôncavo perdeu uma das suas figuras ilustres, o cantor e compositor Tintim faleceu no início da tarde da sexta-feira, no Hospital Nossa Senhora da Pompéia, a Santa Casa de Misericórdia de São Félix. Um Acidente Vascular Cerebral (AVC ) tirou do nosso convívio a alegria, a militância, o ambientalista, o esportista, poeta e cantor Tintim Gomes.

No dia 22 de novembro, a Câmara Municipal de São Félix realizou a votação para Moção de Pesar pela morte do artista, com aprovação de todos  os vereadores presentes. Em um depoimento emocionado, o amigo e vereador José Geraldo (REPUBLICANOS) contou um pouco da sua convivência com o artista e esportista. O presidente da Câmara,  Silvino Conceição (DEM) contou que, quando foi procurado pela família do cantor,  colocou a Casa Legislativa à disposição, mesmo sendo questionado por pessoas porque o artista não era político.

O sepultamento de TinTim reuniu centenas de pessoas e ficou marcado pela inúmeras  homenagens de fãs da música e do esporte, com gritos de RHOU.